quarta-feira, julho 05, 2006

Castelo Novo, o Ínicio do meu pequeno díário

Tanto trabalho, tanto stress, eu precisava de um descanso pois já andava saturada e bem que precisava de obter novas energias, para assim voltar ao trabalho com outra cara e outra garra. Falei com o meu patrão e a minha chefe e ambos cederam-me um fim de semana grande para que eu pudesse descansar.

Ao fim da manhã, depois de ter acabado o meu turno, fui directa a casa, e tratei de pôr na minha mala o essencial para poder viajar. De seguida dei de comer ao meu hamster, pois iria estar ausente no máximo 4 dias. Refortaleci o meu estomâgo com um almoço rápido e nutritivo e dirigi-me ao carro, onde tratei de pôr no porta-bagagens, a minha mala, a digital e um pequeno diário para poder escrever o que me viesse à cabeça, caso me sentisse só. Destino certo já eu tinha, uma das bonitas aldeias do país, aldeia esta que me viu nascer a 22 anos atrás, Castelo Novo.

Voltei a casa e dei uma última vista de olhos por esta, desliguei o esquentador, fechei o gás e a água, tratei de fechar bem a casa não fosse o diabo tecê-las enquanto eu estivesse fora, dirigi-me novamente ao carro e aconcheguei-me ao banco deste para estar mais confortável, pus o rádio na MixFm e parti em direcção à nacional 119 em direcção ao Porto Alto (Infantando), passei por Foros de Biscainho, Quinta Grande, Azervadinha, Couço, Mora, onde parei para um café rápido e esticar as pernas um pouco, voltei então à estrada e segui por Montargil e a sua tão bonita e imensa barragem, Domingão e outras territas que por ali se encontram até chegar a Ponte Sor, onde para mim e já desde as idas à Terra com os meus pais é paragem obrigatória, tanto para reabastecer o carro, como para deliciar-me com as tão deliciosas tigeladas ou as saborosas empadas da região e beber o café da praxe, que é pa me manter alerta na estrada. Depois de uma breve pausa e de hora e meia de caminho, escolhi um cd que trazia no carro, pu-lo no rádio e segui o meu rumo em direcção a Gavião passando por Vale do Arco e outras terreolas até chegar a outra Barragem, desta feita a do Fratel onde estacionei o carro por breves instantes, para sentir o ar puro da Serra e visualizar a imensa paisagem serrana, que é muito bonita.

Depois de mais uma paragem, segui caminho mais calma, pois o ar serrano, dava-me uma calma imensa, deixava-me muito serena. Entrei então no IP2, passando por Vila Velha de Rodao, e de um pulo cheguei a Castelo Branco, cidade capital e distrital da Beira Interior, outrora Beira Baixa. Já lá vivi e é uma cidade que me deixou grandes saudades, mas as quais matarei quando para lá voltar junto com o meu marido que também é albicastrense como eu. Já pouco faltava para ao meu destino chegar, uns simples 36 km por percorrer. Passei por Alcains, Lardosa e Soalheira, até que cheguei à minha adorada "terra", passando do IP2 para a Nacional 18 (ramal).

(um pequeno aparte mas de grande importância - este meu Diário foi escrito durante algum tempo, com textos meus e outros fundamentos em histórias contadas pelo meu falecido avô, também por leituras e pesquisas que fiz de livros de outros autores. Pensei então porque não haveria de escrever um livro meu e publicá-lo, mas tal não foi possível e por isso vou aqui contando e resumindo a história da aldeia que também outros autores quiseram contar. Agradeço ao meu avô, Joaquim Dias Bento, que tanto do que sabia me contou, e das palavras dele, as minha faço, "Não há nada melhor do que o ar da Gardunha sentir, que tanto bem nos faz, melhor que as boas Águas do Alardo não há seja onde for, pois o que é nosso, é que é bom e só temos é que o preservar".)

Obrigado por tudo, meu querido e velho amigo, tenho-te em meu coração***

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonito post, principalmente a parte onde falas com muito carinho sobre as histórias do teu avô, nota-se o teu carinho por ele !
Beijossssssssssss

Raw disse...

vê lá se convidaste para ir contigo!!!!

ás vezes sinto falta de me meter no carro e ir estrada fora... qq dia pego num bloco, numa caneta, sento-me ao volante e vou escrevendo onde for parando.. bem preciso de sair daqui :S

gostei muito do post,muito mesmo, continua.beijinho