quinta-feira, julho 06, 2006

Lápide das Alminhas



Continuei o meu caminho e parei junto à Lápide das Alminhas, um marco de devoção particular que atesta a fé das gentes do povo e é ao mesmo tempo um monumento enquadrado na valorização do património artístico da aldeia, a esta recente construção ficou para todo o sempre ligado um padre de nome Joaquim Nunes Ribeiro. Foi um padre que muito fez pela aldeia em outros tempos.

Um pouco mais acima existe um forno público onde as gentes da aldeia coziam o pão e os bolos que tanto deliciam pelo natal e pela pácoa, hoje em dia nao sei se ainda o fazem mas lembro-me que em pequena a minha avó materna era das que ia para lá fazer bolos e pão e ali existiam dois fornos, que com o passar dos anos e as novas tecnologias, um deles caiu em desuso, mantendo-se só este em funcionamento.

Mais acima e de fronte ao restaurante existe um pequeno parque para as crianças, onde pude refrescar-me na pequena fonte que ali reina.

Fiz antes de almoçar mais uma paragem na loja de artesanato denominada "Carqueja e Rosmaninho" para comprar presentes para os que me são mais queridos e que tinham ficado na Capital, e também comprar lembranças que pudessem embelezar a minha sala de estar, esta fica á esquerda do restaurante no largo que por ali se encontra. Vi peças muito bonitas tal como mochilas e sacolas de pano e de trapo cozidas à mão, monumentos da aldeia em miniatura que fazem o gosto a quem por ali passa e que são feitas em ferro e em barro. Engraçei muito com uma mochila verde de trapos que comprei para mim, e bonecos em miniatura das várias profissões que ali existiram em tempos para ofereçer. Depois de uma conversa alegre e em plena cavaqueira com a Dona da loja, dirigi-me ao carro para lá depositar as minhas compras e fui almoçar. A fome já apertava e como sou de bom garfo pedi à Dona Adelaide um prato de arroz de pato e para beber uma garrafa de água bem fresquinha das àguas do Alardo. Para a sobremesa pedi um arroz doce, que me fez lembrar o que a minha avó fazia para mim e para os meus primos quando eramos catraios...

Sem comentários: