quinta-feira, julho 06, 2006

O cruzeiro e o cabeço da forca!


Depois do almoço, bebi um cafézinho e fui passear para o Cruzeiro e para o Cabeço da Forca, Ambos ficam por trás da Loja de Artesanato.

O Cruzeiro tem por base uma plataforma de três degraus, no centro dos quais nasce a coluna encimada por uma cruz sobre capitel de quatro fases, que assenta no cimo de um cabeço, onde se podem ler as seguintes inscrições:

CASA DO POVO DE CASTELO NOVO
1940
III CENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO
VIII CENTENÁRIO DA INDEPÊNDENCIA DE PORTUGAL


Em 1940, tal como sucedeu em outras partes do país também o povo de Castelo Novo, comemorou o III centenário da restauraçao e o VIII da indepêndencia de Portugal erigindo um padrão comemorativo das duas datas, este bonito cruzeiro (na foto á esquerda).

Depois de ter estado no Cabeço da Forca, que desde catraia sempre foi um dos meus lugares favoritos da aldeia, dirigi-me a casa dos meus avós para matar as saudades e relembrar as histórias que o meu velho amigo me contava, sabia que vendo a casa, certamente iria lembrar-me deles, pois infelizmente faleceram os dois.

Passei pela casa, e sentei me ao pé da lareira, onde várias lembranças se chegaram a mim, a maneira como o meu avô era, tudo o que ali passámos. Bons velhos tempos é o que eu custumo dizer.

Sem comentários: