sexta-feira, julho 07, 2006

Recordações do que o meu avô me dizia...


(A casa que me viu nascer...)

Andei mais um pouco pela casa e fui ao sotão onde encontrei vários livros antigos e um caderno meu muito mal escrito por sinal, pois era de quando era piquenita. Voltei para junto da lareira e lembrei-me de quando o meu avô me dizia que a aldeia já tinha sido vila e concelho e que inclusive já tinha tido um jornal "Ecos do Alardo" penso eu que era assim que se chamava,pois não tenho a certeza.





Castelo Novo situa-se num recôncavo da meia encosta leste da Serra da Gardunha, a cerca de 700 metros de altitude, e que está envolvido por uma abundante e escarpada paisagem serrana, onde abundam a água e o granito, elementos estes fundamentais na construção da aldeia que é tão acolhedora e graciosa e que à luz da lua retracta-se como um presépio, que a Serra faz questão de embalar para seu aconchego.

O povoado está ligado ás estradas Nacional 18 que também é apelidada de Ramal e ao Ip2 hoje em dia A23, ficando a 6 km de Alpedrinha que é a vila mais próxima, e ás aldeias Póvoa da Atalaia, Atalaia do Campo e á Soalheira a 4km, tendo a sua sede de concelho no Fundão, no coração da Beira Interior a aproximadamente 15 km de distância, a bendita Terra da Cereja.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu também nasci em C.Novo e sou um louco por essa maravilhosa terra e os meus filhos tambem o meu nome é M..... e a minha casa é perto da tua